Os sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral dependem da área cerebral afetada, tamanho dessa área e o tipo de AVC.
O comprometimento pode afetar as funções motoras, de sensibilidade, cognitivas, de comunicação, memória ou emocionais, entre outras, e o prognóstico da reabilitação e do tratamento do paciente estão relacionados com seu rápido reconhecimento e intervenção.
A fisioterapia é uma importante área que atua na reabilitação de pacientes pós-AVC. Cada paciente é avaliado individualmente com o objetivo de traçar e planejar uma reabilitação completa.
Dentre os objetivos da fisioterapia para pacientes que sofreram AVC estão:
·Melhorar os movimentos, força muscular e sensibilidade do lado afetado;
·Melhorar os movimentos e a força do lado não afetado;
·Desenvolver mecanismos compensatórios para diminuir os déficits residuais no lado afetado com reorganização nas capacidades adquiridas.
Saiba como reconhecer um AVC
O FAST é um método de avaliação rápida para pessoas com suspeita de Acidente Vascular Cerebral. Cada letra da sigla, em inglês, tem o seu significado e função:
F – Sorria (Face)
A pessoa consegue sorrir ou tem a boca decaída?
A – Abrace (Arms)
A pessoa consegue levantar os dois braços?
S – Música (Speech)
A pessoa consegue falar com clareza e compreender o que você diz?
T – Urgente (Time)
Atue com rapidez.
É muito importante que qualquer pessoa consiga identificar os sinais para buscar ajuda urgentemente para quem está sofrendo o AVC. Todos os segundos contam.