Você com certeza já ouviu alguém dizer que quem envelhece não mais é capaz de fazer certas coisas, como por exemplo praticar esportes, ter uma vida social ativa, estudar, aprender um novo instrumento, namorar, viajar… Infelizmente há um estereótipo enraizado na sociedade que acredita que pessoas idosas não podem ou não conseguem fazer nada disso.
Mas você sabia que isso na verdade é só um mito?
A chegada da aposentadoria, os filhos adultos, a saúde em dia, são alguns dos fatores que podem contribuir para que a terceira idade seja uma fase prazerosa de se viver. É importante entendermos que cada fase da vida tem seus desafios e suas alegrias, no envelhecimento não é diferente.
O cuidado com a saúde é essencial em todas as fases da vida, em especial a velhice, e pode ser implementado não só com consultas de rotina, mas também no dia-a-dia. A prática de exercícios orientados garante maior estabilidade motora e também mental, melhora as funções cognitivas e contribui para a preservação da independência do idoso. Atividades diárias como caminhadas, musculação, grupos de ginástica também auxiliam muito no dia-a-dia, além disso, manter-se ativo diminui problemas de saúde causados pelo sedentarismo, contribui para a longevidade, e garante disposição para outros aspectos da vida.
Acreditar que o envelhecimento obrigatoriamente limita a vida é ultrapassado e preconceituoso. É claro que com o passar dos anos, alterações fisiológicas inerentes à essa fase ocorrem, mas isso não necessariamente significa incapacidade, ao contrário, pode ser visto com um modo diferente do fazer e participar de atividades de interesse.
Envelhecer não é sinônimo de doença e como diz Arnaldo Antunes, “a coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer!”
Já buscou atendimento integrado? Nunca é tarde para começar!



